MENISCOS

Entenda o que é

Estrutura preciosas para o o funcionamento do joelho, os meniscos funcionam como um amortecedor e distribuidor de força e impactos, garantido a estabilidade do joelho. Suas lesões tem sido amplamente estudadas e existe uma tendência mundial em preservá-los ao máximo possível, pois sua remoção está ligada a altas taxas de degeneração da cartilagem do joelho e, posterior evolução para uma condropatia.

Geralmente as lesões no meniscos podem ocorrem de duas formas: aguda ou repentina, como por exemplo, em prática de esportes de contato onde o atleta mantem o joelho muito flexionado e há uma força excessiva de rotação ou de compressão sobre o joelho, ocasionando uma ruptura do menisco.

E de maneira lenta e progressiva, ocasionando dor de uma hora para outra. Nestes casos temos a lesão degenerativa do menisco, que nada mais é que seu envelhecimento, que começa em torno dos 40 anos de idade, podendo surgir mais cedo em algumas pessoas. O menisco perde seu poder de amortecedor, gerando aumento da pressão entre os ossos do joelho, podendo levar a uma condropatia do joelho como a artrose, especialmente em pessoas que estejam acima do peso.

A queixa de dor na região de dentro (menisco medial) e de fora (menisco lateral) do joelho, com períodos de alívio e agravo a determinados movimentos como agachar e cruzar as pernas são um dos sintomas da lesão no menisco.

O tratamento pode ser cirúrgico ou não cirúrgico, conforme necessidade do paciente, que são avaliadas no momento da consulta. 

Tratamento não cirúrgico

O tratamento conservador de lesão do menisco depende muito do tipo da lesão. As lesões de aspecto degenerativos na sua grande maioria são de abordagem conservadora. Porém as lesão de ruptura na sua grande maioria necessita de uma abordagem cirúrgica para correção, sutura do menisco e até mesmo reinserção de suas raízes.

Tratamento cirúrgico

No tratamento cirúrgico, utilizo a técnica chamada de artroscopia que consiste na inserção de uma câmera cilíndrica dentro do joelho através de um furinho que chamamos de portal e, através de outro, inserimos uma lamina oscilatória (shaver) que corta e aspira o fragmento meniscal.   O procedimento é realizado sob anestesia e, muitas vezes, permite que o paciente receba alta no mesmo dia.

VITÓRIA

BENTO FERREIRA

R. Hélio Marcone, 134 Bento Ferreira, Vitória – ES Cep. 29050-690

Tel. (27) 3200-3788

VITÓRIA

PRAIA DO CANTO

R. Eugênio Neto, 300, Praia do Canto, Vitória-ES, Cep. 29055-270

Tel. (27) 3118-5960

COLATINA

CENTRO

R. Cassiano Castelo, 396, Centro, Colatina – ES, Cep. 29700-060

Tel. (27) 2102-2220

Marque pelo Whatsapp

Ligue ou agende sua consulta por mensagem no WhatsApp

Tel. (27) 99610-4057

Dr. Leandro Mafalda. 2021 / Todos os direitos reservados.

As informações contidas neste website têm caráter meramente informativo e educacional e não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico, porque somente ele está habilitado a realizar a formulação do diagnóstico nosológico e a respectiva prescrição terapêutica.

Abrir WhastApp
Solicite sua Consulta
Agende sua Consulta